Invoice On-Demand

Dezembro 16 2013

 

Várias são as possíveis utilizações do cartão de cidadão e o que pretendo transmitir aqui é como é possível aceder aos dados do mesmo, através do “Middleware do Cartão de Cidadão”, disponibilizado pela Administração Pública Portuguêsa.

Para se ter acesso as funcionalidades do cartão recorrendo a uma aplicação desenvolvida por terceiro, é necessário fazer o download da libraria para a linguagem que pretende, neste caso vai ser utilizado Java embora também seja possível fazer aplicações em .Net e C.


Para esta aplicação foi utilizada uma máquina com Windows.

Antes de se começar a trabalhar é necessário fazer o download do Middleware e Manual  para o Cartão de Cidadão vamos a este link http://www.kitcc.pt/ccidadao/kits e tem-se acesso a vária documentação/aplicações utieis, como por exemplo “Manual técnico do Middleware Cartão de Cidadão” - http://www.kitcc.pt/ccidadao/documentos/cc_manual_middlware_technical_v121.pdf e o “Middleware para ler Cartões de Cidadão” - http://www.kitcc.pt/ccidadao/documentos/ficheiros_incm_cc_kittestes.zip.

No documento “Manual técnico do Middleware Cartão de Cidadão” podem ser encontradas as funções disponíveis para utilizar com o cartão de cidadão, já com “Middleware para ler Cartões de Cidadão” encontram-se dois exemplos de utilização do Cartão de Cidadão, em Java e em C#.

Agora que já temos o Middleware, vamos abrir o ficheiro de teste que é disponibilizado, aqui podemos ver todo o tipo de dados que podem ser obtidos com a utilização do cartão de cidadão.


Antes de se executar a aplicação de teste que é disponibilizada é primordial que se inclua a libraria fornecida “pteidlibj.jar” para ter acesso as funções de utilização do cartão.

O código fornecido é bastante explicativo, mas dentro dele vou citar a parte que faz a leitura dos dados pessoais (Nome, Data de Nascimento, Altura, Sexo, ..)


Para se aceder a uma parte privada (Morada, Código Postal, N.º de Porta, ..) é necessário o código pin da morada.

De seguida vem uma parte importante, que é o tratamento de erros, e que está bem explicada no relatório. Todo o tipo de erros que a aplicação possa ter na execução de operações podem ser visíveis na documentação acima mencionada.


Com esta informação é fácil de se começar a utilizar o Cartão de Cidadão como fonte de dados ou para qualquer outro tipo de tarefa.

 


Plataforma de Gestão e Criação de Facturas Digitais
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO